domingo, 12 de junho de 2011

O que é Design Sustentável?

O termo design significa o ato de projetar, desenvolver ou criar, buscando sempre a evolução do que já existe. Aplicando o conceito de sustentabilidade ao design, temos o Design sustentável. Que nada mais é do que projetar respeitando as regras da sustentabilidade, a preocupação com o meio ambiente, o cuidado com a extração da matéria-prima e da energia necessária para sua fabricação. O resultado deste ato serão produtos que devem ser acessíveis economicamente ao maior número de pessoas possível cumprindo sua função fundamental e básica que é trazer o bem-estar e a satisfação a quem os utiliza.
Segundo o texto de Luiz Fernando do Valle, do Blog Raízes, o design sustentável deve apresentar o conceito dos 3R:
“O conceito dos 3R(erres) (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) deve estar presente nos produtos desenvolvidos dentro da visão do design sustentável. Esses produtos, quando na sua fase de concepção, devem ser elaborados já para possíveis reutilizações para sua função principal. Com uma maior durabilidade que evite baixa utilização e uso de materiais que permitam a reciclagem.”

Colocando a criatividade pra funcionar, é possível obter resultados  bastante interessantes:

Esse é meu novo trabalho, sou designer de interiores me chamo Camila Almeida, (para os que não me conhecem)  e estou desenvolvendo uma coleção de acessórios com a reutilização da garrafa pet. É uma linha ecologicamente correta, economicamente viável e ecosustentavel.
Veja as fotos das flores para cabelo de garrafa pet:


FLR01  20,00





FLV  20,00



FLV   20,00


FLV  20,00

2 comentários: